sábado, junho 11, 2005

Pânico na praia de Carcavelos
Mega-assalto era peditório da AMI



A Assistência Médica Internacional (AMI) reivindicou a autoria do inédito assalto em massa aos banhistas na praia de Carcavelos, ocorrido ontem. Tudo não passou, na verdade, da estreia de uma nova técnica de peditório, baseada no marketing moderno.

"O primeiro mega-peditório de arrastão da AMI foi um sucesso", declarou Delfim Digente, director do Departamento de Pedincha da organização internacional. "A ideia é baseada em técnicas de marketing agressivo usadas por empresas que vendem cartões de viagens", explicou, em entrevista exclusiva ao PsicoTapa.

Na operação, cujo objectivo era arrecadar fundos para ajudar os refugiados da Somália, tomaram parte cerca de 500 refugiados somalis, que vieram para Portugal disfarçados de nigerianos à procura de emprego nas obras e na selecção portuguesa de atletismo. "Nunca tínhamos arrecadado tanto dinheiro. Para não falar em óculos de sol, relógios, bilhetes de identidade, protectores solares e sandes de atum", avançou Digente.

sexta-feira, junho 10, 2005

Budistas vão à estreia do último episódio de Guerra nas Estrelas
Enchente Jedi no Sri Lanka



Milhares de monges budistas esperaram semanas na fila para conseguirem comprar bilhetes para a estreia de "Guerra nas Estrelas: Episódio 3 - A Vingança dos Sith", no único cinema da capital do Sri Lanka, Colombo.

"Já cá estamos há três semanas", afirma Lin Du Koo, um chinês que se deslocou a pé e a nado desde o Tibete. "Só depois é que nos explicaram que a estreia era no Centro Comercial Colombo, em Portugal. Aqui só chegou agora", explicou, depois de ter garantido o seu bilhete.

Os budistas são grandes seguidores da série de culto de George Lucas e alegam que os filmes foram inspirados na sua doutrina - Yoda aparece como uma metáfora de Buda. Mas há outras religiões que reivindicam as suas semelhanças com os filmes. Os muçulmanos alegam que Obi-Wan Kenobi não é senão uma reencarnação cinematográfica do Ayatollah Khomeini, enquanto as Testemunhas de Jeová estiveram mesmo a ponto de mudar o nome da sua seita para Testemunhas de Jedi.

Na Índia, a corrida aos bilhetes também superou os maiores sucessos de Bollywood, devido a um equívoco de tradução. Milhares de pessoas foram ao cinema convencidas de que o filme se chamava "A Vingança dos Sikh".

Governo combate incêndios florestais com napalm



O Governo português decidiu reforçar o seu arsenal de combate aos incêndios florestais e vai gastar 24 milhões de euros em meios aéreos destinados a apagar os fogos que aparecem sempre no Verão. A novidade é que, em vez de despejar água, os aviões e helicópteros vão lançar napalm sobre os incêndios.

"Trata-se de uma nova táctica de abordagem ao problema, baseada nas leis da física", revelou o ministro da Administração Interna, António Costa, em declarações ao PsicoTapa. "A ideia é transformar a floresta em cinzas antes de o fogo lá chegar, impedindo assim que ele alastre", defende.

O ministro adiantou ainda que a acção conjunta da Força Aérea Portuguesa e dos Bombeiros Voluntários de Fafe, uma vez testada com êxito, poderá dar também origem a novas formas de actuação dos bombeiros em ambiente urbano. Estão já em estudo os programas Micined (Mísseis Contra Incêndios em Edifícios) e Regarlancha (Remover Gatos de Árvores com Lança-Chamas).